Kihon Geiko | Armas | Katas | Posturas


KIHON GEIKO - TREINO BÁSICO
A aplicação do Kihon Geiko é muito importante, principalmente ao iniciante. Cada exercício deve ser repetido mais de trinta vezes por sessão, e uma sessão ocupa de 20 a 30 minutos. A melhor postura para praticar o Kihon Geiko é o Sanchin Dachi, pois é prática para concentrar a força na boca do estômago (Tanden), fortalece as pernas e há a possibilidade de boa postura e rotação do tronco.

O Kihon Geiko é à base do Karate Kyokushinkaikan, pois é com esses golpes que iniciamos na arte marcial. O movimento de base deve ser totalmente dominado e compreendido, pois se não dominar não poderemos passar a fases subseqüentes. Lembre-se que primeiramente devemos aprender o golpe em si, ou seja, tecnicamente (como executá-lo de forma correta, corrigindo postura, impacto de golpe, rotação de quadril, etc). A partir disso devemos colocar as essências, para que o golpe se torne mais evidente (Velocidade e força). Lembre-se que não deve golpear com força e velocidade um golpe que você acabou de aprender. Isso é um erro, pois pode contundir-se facilmente. O modo correto de golpear depende da boa correção não só por parte dos professores como de sua própria (utilizamos o espelho para a correção e lembramos dos ensinamentos em aula pelo professor, pelos alunos mais adiantados). O Kihon Geiko em sua primeira fase é muita estressante ao iniciante, pois até coordenar uma série de movimentos, terá que ter muita paciência. Mas lembre-se que no começo tudo é difícil, mas logo dominará as técnicas básicas e passará para uma fase subseqüente, onde tornará mais empolgante e dinâmico.

Os nomes de golpes do Kihon Geiko são em Japonês, por isso vá acostumando a pronunciá-lo de acordo com que o professor ordena em aula, pois dessa forma memorizará facilmente.

Os nomes dos golpes são escritos e falados em japonês, e em aula também usamos termos genéricos de Karate, todos em japonês. O Karate Kyokushinkaikan é Universal, e em qualquer parte do mundo, os golpes são os mesmos. Se forem traduzidos para o português, a tradução teria muitas conotações e seriam imensos as frases ou nomes de golpes. Pela tradição milenar da arte e dos costumes vindo do Japão e por se tornar uma arte autêntica é que utilizamos termos genéricos em Japonês.
ATAQUES COM OS PUNHOS (SEIKEN) E COM OS PUNHOS INVERTIDOS (URAKEN)
POSIÇÃO SANCHIN DACHI MIGI (DIREITA)
  1. SEIKEN CHUDAN ZUKI - Soco frontal ao nível médio (altura do estômago)
  2. SEIKEN JODAN ZUKI - Soco frontal ao nível alto (altura do rosto)
  3. URAKEN SHOMEM UCHI - Soco invertido frontal (altura do nariz)
  4. URAKEN SAYU UCHI - Soco invertido lateral (altura do rosto)
  5. URAKEN HIZO UCHI - Soco invertido lateral (altura das costelas - baço)
  6. URAKEN MAWASHI UCHI - Soco invertido circular, altura do rosto
  7. SEIKEN AGO UCHI - Soco com o punho, frontal, altura do queixo.
POSIÇÃO KIBA DACHI - (POSIÇÃO A CAVALEIRO)
  1. SEIKEN SHITA ZUKI - Soco frontal baixo, altura do estômago, mas com as costas das mãos viradas para baixo.
  2. HIJI UCHI – Cotovelada circular, altura do rosto.

  3. DEFESAS (UKE)
    POSIÇÃO SANCHIN DACHI MIGI (DIREITA)
  4. SEIKEN JODAN UKE - Defesa Ascendente, defendendo rosto.
  5. SEIKEN CHUDAN SOTO UKE - Defesa de Fora para Dentro, defendendo o estômago.
  6. SEIKEN CHUDAN UCHI UKE - Defesa de Dentro para Fora, defendendo o estômago.
  7. SEIKEN GEDAN BARAI - Defesa de cima para baixo, defendendo o ponto vital, e ou estômago.
  8. SEIKEN CHUDAN UCHI UKE GEDAN BARAI - Defesa Dupla, defendendo o ponto vital e estômago.
  9. ATAQUES COM A FACA DA MÃO (SHUTO)
    POSIÇÃO SANCHIN DACHI MIGI (DIREITA)
  10. SHUTO GAMEM UCHI – Cutelada circular, de fora para dentro, na altura da têmpora.
  11. SHUTO SAKOTSU UCHI – Cutelada de trás para frente, atingindo a clavícula.
  12. SHUTO SAKOTSU UCHIKOMI – Cutelada frontal penetrante, atingindo a clavícula.
  13. SHUTO UCHI UCHI – Cutelada de dentro para fora, atingindo o pescoço. Serve também para puxar o pescoço do adversário e aplicar joelhada.
  14. SHUTO HIZO UCHI – Cutelada circular de cima para baixo, em diagonal, atingindo as costelas ou o Baço.

CHUTES – GERI
POSIÇÃO KUMITE DACHI
  1. MAE KEAGE GERI - Chute Frontal com a perna estendida.
POSIÇÃO FUDO DACHI
  1. UCHI MAWASHI GERI - Chute de Dentro para Fora.
  2. SOTO MAWASHI GERI - Chute de Fora para Dentro.
  3. HIZA GERI - Joelhada.
  4. KIN GERI - Chute rápido atingindo a virilha.
  5. MAE GERI - Chute Frontal.
  6. MAWASHI GERI - Chute Circular.
  7. YOKO KEAGE GERI - Chute lateral com a perna estendida.
  8. YOKO GERI - Chute Lateral.
  9. KANSETSU GERI - Chute na articulação do joelho.
  10. USHIRO GERI - Chute para trás.

POSIÇÃO SANCHIN DACHI
Para treinarmos o Kihon Geiko, utilizamos uma posição muito peculiar denominada de Sanchin Dachi (Posição de Meia Lua). A posição Sanchin Dachi é uma ótima posição para o fortalecimento das pernas e do abdômen. Nesta posição realizaremos a maior parte dos golpes de braços (Ataques com os punhos (Seiken e Uraken), Defesas (Uke) e Ataques com a Faca da mão (Shuto).

A base Sanchin Dachi deve ser forte, contrair o “TANDEN“ (Abdômen) e utilizar o quadril e as alavancas para impulsionar o golpe certeiro.

Antigamente treinava-se a posição Sanchin Dachi, muitas horas seguidas até que o praticante domina-se a posição. Utilizava entre os seus joelhos uma laranja (uma bola pequena de borracha, ou algum objeto pequeno e arredondado), pois a posição Sanchin Dachi deve estar com os joelhos semiflexionados, voltado ao centro. Caso caísse a laranja (ou o objeto) durante a execução dos movimentos, castigos lhes eram impostos, pois alegava que ainda estava imaturo para a prática do Kihon e que deveriam treinar mais intensamente, para poder aprender a fase subseqüente.



ARMAS DO KARATE
TE – Mão
SEIKEN – Mão Fechada
Conseguimos um verdadeiro SEIKEN, dobrando as articulações dos dedos um por um, comprimindo a massa contra a palma da mão. Todas são apertadas fortemente pelo dedo polegar dobrado contra as segundas falanges do indicador e do médio. Desta forma não devemos deixar nem um vazio dentro da mão fechada, fazendo com que ela forme um sólido e completo soco, não esquecendo de apertar bem o dedo mínimo, pois que é o meio fácil de ser ferido, quando não prestamos a atenção devida nesta técnica.
Devemos prestar atenção para a posição do punho para que esta seja correta. Quando esta é certa o osso da articulação ocupa uma posição exata podendo suportar choques violentos sem perigo, pois que o dorso da mão fechada produz um ângulo com o dorso do antebraço e eixo do mesmo passa entre as duas elevações do indicador e do médio. É lógico que nesta posição podemos bater sobre faces duras sem correr o risco de fraturas. A borda de contundência, ou do soco proeminente que toma contato com o objeto a ser atingido, é a área mais importante. Deve se acertar sempre com o que se chama de “cabeça do soco” (Kento) que é a base articulatória dos dedos indicador e médio.
  
URAKEN – Soco Invertido
         
Este soco é constituído da mesma forma que o soco proeminente e a área de choque é idêntica, mas ao usar viramos o lado de cima da mão para baixo. O soco invertido é proveitoso nos golpes ascendentes para atingir tanto o lado direito como do esquerdo ao rosto do adversário. Quando praticamos as técnicas do soco invertido devemos tomar cuidado para executar perfeitamente a rotação do punho para o lado de fora no instante do contato. Usamos também o soco invertido em grande número de golpes descendentes.
TETTSUI – Soco de Borda
Embora este soco seja crispado da mesma forma que o soco proeminente, a zona de atrito é a área espessa na base do dedo mínimo. Uma vez que a Zona de atrito é a mesma da cutelada, seria conveniente praticá-los ao mesmo tempo.
  
SHUTO – Cutelada, faca da mão
O golpe dado com a faca da mão, “cutelada” é a mais conhecida resposta deste nobre golpe. Só que há uma técnica especial, para que possamos usar a mão como uma verdadeira arma. Esta técnica consiste em manter em contato os dedos alongados sem muita pressão e fechar o dedo polegar dobrado contra o bordo interno da mão. A mão fica sobre o eixo do antebraço e o punho, conserva-se firme e não dobrado. Notamos então que a mão aberta poderá resultar numa grande arma de ataque e defesa. Este golpe com o bordo externo da mão ataca os flancos, o pescoço do inimigo e também bloqueamos certos ataques. Feita ressalva nos ataque de pernas. Ao usarmos a mão em sabre , devemos usar somente a parte carnuda da mesma. À parte que vai do punho até a base do dedo mínimo. Se usarmos a outra parte em razão dos ossos, poderemos sofrer fraturas e entorses.
    
  
SHOTEI – Salto da Palma
Esta posição da mão é usada tanto no ataque com o na defesa. Serve para a defesa interna e externa contra golpes de pontapés, e freqüentemente nos ataques ao estômago e à face. Quando usada nos golpes é essencial retesar os cinco dedos.
HAITO - Cutelada Interna
    
Quando convenientemente empregada, a cutelada interna é de muito mais utilidade que a simples. Para prepará-la, estendemos os dedos completamente e curvamos o polegar para dentro firmemente, de tal forma que este fique em contato com a palma. Esta posição é usada com a palma da mão para cima e também para baixo. É utilizada como forma de defesa como também para o ataque.

NUKITE - Ponta dos dedos
 TATE NUKITE
 OMOTE NUKITE
Os dedos são estendidos firmemente para frente, com o polegar curvado para dentro na junção. Esta posição é usada nos golpes à região abdominal, ao nível dos olhos e pomo de Adão.
  
    
IPPON NUKITE - Ponta do dedo indicador

Virem às costas da mão para cima ou para o lado dependendo do uso, e golpeie com indicador em riste. Visa, sobretudo a região dos olhos.
NIHON NUKITE - Ponta dos dois dedos
Estenda completamente os dedos indicador e médio disponho-os em forma de “V”. Utiliza-se da mesma forma que a lanceta do dedo indicador.
RYUTOKEN - Soco da Cabeça do Dragão

O golpe é desferido com a segunda articulação falangiana do segundo, terceiro e quarto dedos semidobrados. Este golpe provoca a paralisia dos membros atingidos, porquanto penetra profundamente no músculo afetado. Sempre é doloroso.

KEIKO - Mão de Bico de Galo
Embora mais usual no Kenpo, esta é forte posição nas quais os dedos e o polegar está firmemente cerrado para formar um ponto; as costas da mão viradas para cima. A área de atrito é o ponto formado pelos dedos. Este golpe apresenta excelentes resultados à curta distância ou em linha horizontal.
  
RITOSASHIYUBI IPPONKEN - Soco do Dedo Indicador Articulado
Coloque as articulações dos dedos indicadores na frente, de modo que o indicador ficar mais proeminente que os outros. Serve para ser usado em golpes visando os pontos vitais ao rosto, pescoço e tórax.

NAKAYUBI IPPONKEN - Soco do Dedo Médio Articulado
Saliente apenas a segunda articulação do dedo médio para fora . Esta  posição tem o mesmo uso do soco  indicador  articulado.
OYAYUBI IPPONKEN - Soco do Polegar
Aqui temos novamente uma posição de soco que, embora de pouco uso, vale a pena conhecer. É constituída da mesma forma que o soco proeminente, só que neste caso, dobramos o polegar e pressionamos sua ponta firmemente sobre a segunda articulação do dedo indicador. Pelo fato de este golpe poder causar a morte instantânea quando usado em golpes acima da orelha ou na têmpora, seu uso em tal circunstância é estritamente aos alunos avançadíssimos. Não obstante, uma vez que a posição possui temível potência, é bom conhecê-la.

TOHO - Mão Gume De Espada
Firme a mão com a palma voltada para baixo e o indicador estendido para o lado. O ponto de atrito é a área curva entre o polegar e o indicador.
KOKEN – Pulso
Esta posição também é muito eficaz tanto na defesa como no ataque, embora sua aplicação no ataque seja muito mais comum na luta chinesa (Kenpo) do que no Karate em geral. Podemos usá-lo em golpes descendentes, para dentro e para fora. Como neste caso, (para fora) usamos o pulso onde inúmeros nervos periféricos estão reunidos, a posição pode machucar a mão. Procure manter o pulso bem curvando para dentro e colocar toda a força na zona de atrito. Embora esta posição não seja muito usada, não devemos esquece - lá, pois pode ser muito eficaz.

HIRAKEN – Tapa

Dobre bem o polegar e o resto dos dedos na segunda articulação. Cerre-os firmemente na palma. Aplique os na face do oponente com a região da palma em cheio, lateralmente e na área da orelha.
  
HAISHU - Costa da Mão
Empunhamos o Haishu idêntico ao "Shuto", só que a área que usaremos será a costa da mão Usamos a costa da mão na utilização de defesas, de forma saliente, para que não utilizemos outras áreas de contato.
  
KOTE – Antebraço
Esta é uma parte usada principalmente para “bloquear”, e a mais usada numa luta no sentido de defender. Por esta razão. Como o bloqueio não é somente a interposição do antebraço ao ataque, mas joga em ato contínuo uma trajetória direta em si, serve também como superfície de bater. Podemos bater com a porção anterior do punho firmemente contra o braço ou o pé do adversário.

  
         HIRA KOTE            URA KOTE             OMOTE KOTE
    Antebraço externo   Antebraço Lateral   Antebraço interno
HIJI ou ENPI - Cotovelo
Se os golpes são dados com perfeição, pouca força é necessária para tirarmos proveito do cotovelo. Os golpes dados com o mesmo são mais aconselhados no corpo-a-corpo. Com a ponta do mesmo podemos bater no rosto, nos flancos, abdômen, plexo e nos próprios ossos. Serve nos bloqueios contra os golpes de pés. Podemos bloquear atingindo a tíbia do adversário. Forma também um sólido com as partes musculares do braço de ambos os lados de si mesmo, vindo de um movimento circular do exterior para dentro.
  
ARMAS FUNDAMENTAIS – Pernas, Joelhos e Pés
Com o pé (Ashi) podemos atacar e contra atacar em vista de suas numerosas superfícies. De outro modo o ataque contra o adversário pode ser sempre vigoroso, pois sua força advém do conjunto muscular da perna, que sem dúvida é maior do que do braço. Também serve para bloquear. É preciso que em vista da grande massa muscular usada, treinemos com insistência a velocidade necessária para as técnicas empregadas.
HAISOKU - Peito do Pé

Utiliza-se o peito do pé, para chutar em golpes circulares como as costelas do adversário, estômago, face, pescoço e coxas. Esta parte do pé é um dos golpes preferidos da maioria dos Karatecas e imprime um golpe certeiro, forte e eficaz, num movimento onde deve manter todos os artelhos juntos e retesados.
  
SOKUTO - Cutelada de Pé
  
É a parte cortante do pé, em gume, ou melhor, o lado exterior, conhecida como sabre do pé. Usamos em golpes laterais (Yoko Keage, Yoko Geri) e nos golpes de pé “esmagador” (Kansetsu Geri). Devemos bater com a parte próxima do calcanhar e não dos artelhos para não sofrermos fraturas.
  
TEISOKU - Arco do Pé
Neste golpe usamos a parte interna lateral do pé. Podemos usar este golpe como forma de ataque como de defesa.

CHUSOKU - Bola do Pé
Esta posição é eficiente para pontapés frontais no estômago ou pontapés circulares no queixo e costelas do oponente. Quando usar a bola do pé, procure manter os artelhos dobrados para trás, o mais longe possível, pois isto fortalecerá a zona de contato. Os pontapés com a bola do pé exigem uma numerosa ação elástica dos joelhos. Seu efeito é semelhante ao do soco proeminente.

TSUMASSAKI - Pontas dos Pés

O golpe com as pontas dos pés é um golpe muito poderoso, mas muito arriscado em machucar as articulações dos dedos dos pés. Ele serve de prolongamento dos golpes tanto no chute frontal (Mae Geri - Ura Mawashi Geri) como no chute circular (Mawashi Geri). Às vezes um golpe normal não consegue atingir o adversário, então arriscamos um golpe com o prolongamento das articulações, no caso as pontas dos pés (Tsumassaki).
 
KAKATO – Calcanhar
O calcanhar é eficaz nas viradas e coices no abdômen e na face do oponente. É também uma boa arma para o golpe final, quando o adversário está caído, ou como meio de contra golpe quando você estiver caído.
  
SUNE – Canela
  
  
A canela é um ótimo e eficiente protetor contra chutes executados na altura da coxa. É também um eficiente meio de ataque em chutes baixos circulares nas coxas do oponente. Mas para usá-la com eficiência é necessário que a "calejamos", para poder suportar as batidas dos golpes ou a proteção contra chutes.

HIZA – Joelhada
Usamos o joelho para atacar a virilha, a face ou as costelas do oponente. O músculo que supre a força principal para as joelhadas é a coxa. Para usar efetivamente os joelhos devem-se ter fortes quadris. Quando desferir a joelhada, certifique-se de manter os artelhos apontados para baixo. A joelhada tem efeito semelhante à cotovelada.

K A T A - (F O R M A S)
Os "Katas", além de formas de lutas imaginárias, trazem consigo a herança genética da Arte Marcial Tradicional. Cada movimento em gesto de golpes de luta, são desenvolvidos de forma a proporcionar ao praticante um determinado benefício: captação e distribuição de energia; melhor aproveitamento da respiração, melhoria da circulação sangüínea, equilíbrio da pressão arterial, massagem e alinhamento dos órgãos, concentração ou relaxamento físico e mental, coordenação motora, etc.

Não encontramos tudo isto num único Kata, porém a forma como o executamos, pode melhorar ou anular completamente a proposta do mesmo. Temos que entender cada gesto e nos concentrar totalmente para tirarmos proveito de tudo o que o Kata pode nos proporcionar. Além dos golpes e posições principais, temos também os golpes e posições auxiliares, como também movimentos lentos ou rápidos, soltos ou tensos, com a mente vazia ou concentrada em algum pensamento, etc. Além dos benefícios acima descritos, também tiramos proveito dos movimentos para aplicar na Defesa Pessoal. Para isto, temos que adaptar os movimentos e analisar o movimento correto destinados à aplicação na Defesa Pessoal.

O Kata traz consigo um doce mistério, pois quanto mais estudamos e nos dedicamos a ele, mais nos oferece uma nova consciência, gerando uma maneira diferente de execução e, por conseguinte, novos benefícios.

Um kata é nada mais do que movimentos de Karate codificados com esmero, executados na mesma maneira e nas diversas direções. É um Kihon encadeado em várias direções com vários graus de dificuldades dos movimentos. É no Kata que o praticante deve colocar toda a sua força e energias ligadas à vontade. O plano é de enfrentarmos entre 08 a 10 adversários, na qual adquiri o domínio do corpo, da técnica, da coordenação motora, da postura, do olhar, da respiração e do espírito. Pelas obrigações que nos impõem em bloquear, esquivar, mudança de direção, bater de mãos fechadas e pés encadeados, saltar por cima de ataques, etc., nos dão a idéia de um ataque real na qual somos atacados de todos os lados e por todos os modos. Muitas vezes, certas passagens dos Katas, parece de pouco efeito se aplicado num combate real, e que certos bloqueios são lentos. Sabemos que tudo isso pode encher de suspeitas o espírito daqueles que inicia. Jamais um Kata é entendido a fundo, a não ser por um Mestre. Praticado e executado com seriedade, ritmo, espírito, força e velocidade, são magnificante, belo e admirável para quem olha, mesmo se este for aquele que não o crê. Todas as qualidades físicas são requisitadas na sua realização: a concentração da atenção, a coordenação motora, o equilíbrio, a força, a velocidade, o tempo de reação, a noção de direção, o ritmo, a flexibilidade, a resistência muscular e a resistência aeróbia e anaeróbia. O Kata é um fator preponderante no aprendizado e nos exames de faixas, condição importantíssima na motivação em praticar o Karate Kyokushinkaikan. Pode ser usado também em duplas ou em grupos, visando o aprimoramento técnico do "Tempo do Kata", além de visar um melhor entrosamento.
OS KATAS DO ESTILO KYOKUSHINKAIKAN KARATE
Faixa Branca (Iniciante): Taikyoku Ichi - Taikyoku Ni – Sokugi Taikyoku Ichi


Faixa Laranja (10º e 09º Kyu) : Sokugi Taikyoku Ni - Taikyoku San - Pinan Ichi


Faixa Azul (08º e 07º Kyu) : Sokugi Taikyoku San - Pinan Ni


Faixa Amarela (06º e 05º Kyu) : Sokugi Taikyoku Yon - Pinan San - Pinan Yon


Faixa Verde (04º e 03 Kyu) : Pinan Go – Yantsu


Faixa Marrom (2º Kyu) : Sanchin – Gekisai Dai – Taikyoku Ichi Tate – Taikyoku Ni Tate – Taikyoku San Tate – Sokugi Taikyoku Ichi Tate – Sokugi Taikyoku Ni Tate – Sokugi Taikyoku San Tate – Sokugi Taikyoku Yon Tate


Faixa Marrom (1º Kyu) : Pinan Ichi Tate - Pinan Ni Tate – Pinan San Tate – Pinan Yon Tate – Pinan Go Tate – Taikyoku Ichi Ura – Taikyoku Ni Ura – Taikyoku San Ura


Faixa Preta Shodan (1º Grau) : Pinan Ichi Ura - Pinan Ni Ura – Pinan San Ura –
Pinan Yon Ura – Pinan Go Ura - Tsukino Kata - Saifa - Gekisai – Sho


Faixa Preta Nidan (2º Grau) : Todos os Taikyoku em Tate Ura –
Todos os Sokugi em Tate Ura - Seienchin - Garyu – Tensho


Faixa Preta Sandan (3º Grau) : Todos os Pinan em Tate Ura - Kanku – Seipai


Faixa Preta Yondan (4º Grau) : Shushihô


Faixa Preta Godan (5º Grau) : Atsuhô

DACHI - Posturas
Ficar de pé e caminhar são as duas das mais importantes ações da vida humana. O correto caminhar, mais difícil dentre os dois, depende do ficar de pé corretamente. Por outro lado, no Karate, sem o domínio da postura, o andar, o chutar e as formas são impossíveis de serem realizadas. O Karate inclui uma grande variedade de posturas, cada qual apropriada às necessidades das várias técnicas.
SEIZA
Postura de sentar de joelhos. Sentado com os joelhos ao solo, o dedão do pé esquerdo sobre o dedão do pé direito, colocar o peso sobre os calcanhares, à distância entre os dois joelhos é de 03 (três) punhos. Mantendo a postura ereta, os punhos devem estar cerrados e colocados sobre o quadril.

AGURAZA

Postura sentada. Sentada normal ao solo, com as pernas cruzadas à frente. Cerrar os punhos e colocá-los sobre o quadril, mantendo a coluna ereta.

FUDO DACHI
Postura Normal. Mantenha corretamente a posição vertical, as pernas afastadas na largura do ombro e as pontas dos pés ligeiramente voltados para fora, ou seja, em diagonal.
UCHI HACHIJI DACHI
Postura com os pés para dentro. Mantenha corretamente a posição vertical, as pernas afastadas na largura do ombro e ambas as pontas dos pés ligeiramente voltadas para dentro.

SANCHIN DACHI
Postura de Meia Lua. Esta é uma das posturas mais usadas no Karate e tem duas versões: a postura de Migi Sanchin Dachi (Direita) e a de Hidari Sanchin Dachi (Esquerda). Na postura direita (Migi) coloque o pé direito à frente e o esquerdo ligeiramente atrás, os artelhos de ambos os pés levemente voltados para dentro. Contraia os músculos abdominais e mantenha os joelhos semiflexionadas. À distância entre ambos os pés, devem ser de uma perna, mais um pulso.
CHUMOKU DACHI
Postura a 90º Graus. Um pé fica reto, ou seja, em 0º grau e o outro fica em 90º graus. Postura pouco usada nos treinamentos de Karate.

RENOJI DACHI

Postura à 45º Graus. Um pé fica reto, ou seja, em 0º grau, e o outro fica em 45º graus. Postura pouco usada nos treinamentos de Karate.
HEIKO DACHI

Postura aberta paralela. As pernas ficam separadas na largura do ombro, com os pés paralelos e apontados diretamente para frente.
MOROASHI DACHI

Postura com um pé avançado. Postura quase idêntica ao Heiko Dachi, ou seja, as pernas estão paralelas e afastadas. A diferença que em Moroashi Dachi, um dos pés encontra-se um pouco mais avançado que o outro.


HEISOKU DACHI
Postura de pés unidos. Mantenha corretamente a posição vertical com os pés juntos e paralelos, diretamente apontados para frente.
  
MUSUBI DACHI

Postura com os calcanhares unidos e as pontas dos pés afastadas. Mantenha – se corretamente ereto com os calcanhares unidos e as pontas dos pés voltadas para fora (afastadas).
NEKOASHI DACHI
    
Postura de Gato. Aposição do pé nesta postura é semelhante à forma da pata traseira do gato. Coloque um pé à frente e eleve o peito do pé de modo que o calcanhar fique no ar. Apóie 90% do peso do corpo na perna de trás, fazendo com que o da frente esteja sempre pronto para um chute.
KOKUTSU DACHI

Postura com apoio traseiro. Coloque um pé à frente, retese os artelhos e incline o dorso para trás. Os artelhos dianteiros apontam diretamente para frente, e o traseiro em diagonal. Distribua o peso do corpo 70% na perna traseira e 30% na dianteira.

KIBA DACHI

Postura a Cavaleiro. Agacha-se numa posição similar àquela em que você ficaria montado sobre um cavalo. Os artelhos estão apontados para frente e os pés em posição paralela.

SHIKO DACHI
    
Postura de Sumo. Os pés ficam afastados em duas vezes a largura do ombro e os artelhos apontados para fora. Primeiro estenda às pernas, depois flexione ligeiramente. O nome em japonês desta posição, Shiko Dachi, deriva do nome de uma famosa postura usada pelos lutadores de Sumo.
KAKE DACHI
Postura Enganchada. Enganche o pé esquerdo atrás do direito. Coloque a maior parte do seu peso na perna direita. Gire apenas os artelhos o pé esquerdo para dentro.
  
ZENKUTSU DACHI
    
Postura do Arqueiro. Postura de apoio à frente. Adiante uma perna, flexionando-a formando um ângulo de 90º graus. Mantenha a coluna ereta e mantenha a outra perna estendida para trás. O pé à frente mantém - se para frente e o de trás ligeiramente voltado para fora (diagonal).
KUGI ASHI DACHI
    
Postura com a ponta do pé sobre o outro. Coloca-se a ponta de um dos pés (Tsumassaki) sobre o peito do pé do pé de apoio. Postura pouco usada no treinamento de Karate.

KUMITE NO KAMAE ou KUMITE DACHI

Postura de Combate. Posição similar a Kokutsu Dachi, diferenciando que o pé da frente fica totalmente ao solo, já na Kokutsu o calcanhar é elevado. O artelho da perna da frontal fica em 90º graus e a de trás em 45º graus (diagonal). O peso é distribuído em ambas as pernas e os joelhos são semiflexionados. Como é uma posição de combate, seu centro de gravidade tem que ser de fácil acesso aos deslocamentos, bloqueios e contra ataques.

KATAHIZA DACHI
Postura semi-ajoelhada. Partindo da posição Seiza, levante e coloque uma perna à frente em 90º graus, e a outra mantém se com o joelho apoiado ao solo. Esta posição é intermediária entre Fudô Dachi e Seiza.

TSURUASHI DACHI

Postura de Flamingo. O nome deriva da similaridade com a posição na qual o Flamingo se mantém sobre uma perna. Coloque um pé levemente sobre o outro joelho, de modo que todo o peso fique sobre o outro pé, mantenha a coluna ereta e o equilíbrio nesta posição.

Fonte: www.kyokushinkaikan.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário