Código de Honra e Juramento


CÓDIGO DE HONRA DO KARATE KYOKUSHINKAIKAN
ESFORÇO PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER.
FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO.
CRIAR O INTÚITO DE ESFORÇO.
RESPEITO ACIMA DE TUDO.
RETER O ESPIRITO AGRESSIVO.
SER RIGOROSO CONSIGO MESMO.
SER COMPREENSIVO COM SEUS SEMELHANTES.
SER FIEL À PÁTRIA.

SIGNIFICADOS
ESFORÇO PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER.
O aprendizado do Kyokushinkaikan Karate, tem em sua formação o desenvolvimento do ser humano em todo o seu contexto social. Nas aulas de Kyokushinkaikan Karate, devido a tradições e costumes japoneses, evidencia-se a disciplina oriental, reverências, filosofias, meditação, etc., isto traduz ao praticante as boas maneiras que cada praticante deverá ter, e esta estenderá não somente na academia e sim em sua vida social. Toda a disciplina, respeito e filosofias é voltada ao aprimoramento do indivíduo e que muitas vezes pode ser penoso para quem não está acostumado a receber e cumprir ordens.
FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO.
As incertezas e medo da vida, a falta de confiança em si próprio, muitas vezes levam o praticante a desvirtuar seus caminhos na busca de seu objetivo. Muitos praticantes levados por terceiros ou por pessoas mal intencionadas deixam de praticar o verdadeiro sentido do Kyokushinkaikan Karate, levando ao lado obscuro da arte. Dentro do Karate, existem muitos professores mal intencionados, que comercializam a conquista da faixa preta, num mero prazo de tempo irrisório para a conquista da mesma. Pessoas levadas a se tornarem faixas pretas em menos de 01 ano de treinamento, ou a participar de organizações, onde poderiam crescer e se tornar chefe de estilo, desvirtuam do seu real caminho (DÔ). Por isso o termo Karate-Dô, quer dizer, Caminho das Mão Vazias, onde a gama de filosofias, tradições, costumes e as verdadeiras técnicas, são passadas ao praticante no seu tempo certo de aprendizado. O ser humano, poderá tornar-se um EGOísta, ou não, dependendo da linha de seu pensamento. Não devemos menosprezar as verdadeiras diretrizes do Kyokushinkaikan Karate para que realmente objetive o seu caminho.
CRIAR O INTÚITO DE ESFORÇO.
O velho ditado já dizia: ”Se não houver esforço, não haverá progressos”. Para cada objetivo devemos traçar a maneira como devemos atingi-los, e não devemos fugir desta regra até que tenhamos chegado ao nosso objetivo. “Grandes esforços trazem grandes realizações, pequenos esforços trazem pequenas ou nenhuma realizações, e havendo poucas ou nenhuma realizações por fim desistiremos do treinamento.
RESPEITO ACIMA DE TUDO.
Primeiramente se você quer realmente aprender a verdadeira Arte Marcial do Kyokushinkaikan Karate, deve executar tudo aquilo que ser professor ( Sensei ) ordenar. Porque ele mais do que ninguém saberá como atingir a seus objetivos e determinações. O fator humildade também é levado em conta, visto que o aprendizado e o fator humildade são essenciais para o aprimoramento da arte.
RETER O ESPIRITO AGRESSIVO.
Com o passar do tempo, devido ao treinamento do Kyokushinkaikan Karate, tornamos uma pessoa mais calma, não abalando-se com qualquer problemas mesquinhos. Devemos descarregar as nossas tensões nervosas dentro da academia e durante os treinamentos. A confiança que o Kyokushinkaikan Karate nos dá, faz que sentimos mais seguros, não abalando-se.
Outro fator deve-se ao fato que durante o treinamento, não devemos demonstrar aspectos agressivos e nem com índole de raiva. No combate ( Kumite ) devemos treinar forte e técnico, nunca com raiva da pessoa, pois este aspecto não faz parte do Kyokushinkaikan Karate. Durante o combate (Kumite) exige-se toda a amplitude técnica, física e espiritual, e nunca a raiva. As vezes acertamos um golpe forte, ou no rosto, mas nunca com raiva e sim por falha do próprio oponente que não cuidou de sua guarda. Ao final do combate, devemos esquecer a contenta, e a amizade e os bons costumes perdurarão. No Kyokushinkaikan Karate, não devemos levar e nem trazer problemas externos, e sim aliviá-los. Por isso o fator filosofia, deve antes de mais nada ser muito exigido durante o treinamento. O Kyokushinkaikan Karate nasceu do Zen-Budismo e isto torna-o uma disciplina complexa e gratificante para todos os praticantes.
SER RIGOROSO CONSIGO MESMO.
Ao traçar o nosso objetivo, devemos ser rigoroso consigo mesmo para atingir tal meta. Devemos impor um castigo que você próprio deve estipular, e cada vez que falhemos em nossas obrigações, pagaremos algum tipo de castigo; somente assim é que você não desvirtuará do seu real caminho traçado. O professor por vez, também é muito rigoroso na parte disciplinar ou técnica com os alunos, não é porque o professor é exigente, e sim porque ele também está sendo rigoroso com os seus caminhos. Ele também tem uma determinação à cumprir, e muitas vezes ele consegue prever se o aluno tem futuro, e por isso cuida para que ele seja um ótimo atleta promissor.
SER COMPREENSIVO COM SEUS SEMELHANTES.
Muitas vezes discutimos com os mais velhos, e as vezes analisando profundamente vemos que eles tem razão. Pela sabedoria oriental, devemos respeitar os mais velhos e pedir-lhe conselhos. Esta razão deve-se pelo fato dele ser mais vivido (passado por experiências e dificuldades) e pode dar-nos uma orientação. No Kyokushinkaikan Karate devemos não somente respeitar os mais velhos em idade como em graduação (Ordem das faixas).

Mesmo que um Faixa Preta seja novo na idade, ele terá muito mais experiências no campo do Kyokushinkaikan Karate do que um senhor de idade e começando no Karate. Mas a recíproca deve ser mútua, para que o treinamento torne-se harmoniosos e respeitoso.

Devemos também respeitar os nossos companheiros de treinos, pois sem eles não seria possível desenvolvermos. Todo o treinamento para que ele seja realmente completo, temos que aplicá-lo em situações diversas, e em nosso companheiro. Por isso nunca menospreze um companheiro de treino, porque dependerá dele para treinar.
SER FIEL À PÁTRIA.
Todo o praticante de Kyokushinkaikan Karate deve, pelo menos demonstrar o amor à sua terra natal que o acolheu e o fez torna-se como tal. Muitas pessoas não ser orgulham de ser brasileiro e menosprezam sua terra natal.
Ao contrário de outros países, por mais árduos que ele sejam, lutam pela sua terra natal defendendo de corpo e alma. Quando disputamos torneios internacionais e levamos o nome do Brasil nas costas, sentimos o peso da realidade e tornamos super herói na conquista de nossas metas. O Brasil por pior que seja as nossa condições, é o lar de seus familiares e de seus companheiros. O Brasil não é o culpado por tudo e sim os próprios brasileiros que não dão valor real para si, menosprezando-os.

Esses princípios norteiam a vida de um atleta, para que o homem não seja dominado pelo seu egoísmo, que seja generoso para com os fracos; que jamais use a agressão física; que seja respeitoso e afetuoso com os pais e irmãos; que dê tudo de si, velando e trabalhando pelo progresso, pela paz da Pátria e da Humanidade.

Para conseguir realizar essas recomendações, é preciso que saiba defender-se; quem não puder defender-se a si próprio, não poderá defender os outros; e quem não souber defender a si e aos outros, não poderá servir ao seu País e a Humanidade. Para isso é necessário que você seja sempre Humilde, como o arrozal engramado mantém os cachos baixos quando está maduro; mas não esqueça de manter a vigilância elevada; falar pouco e ter o coração aberto transbordando de amor e misericórdia. É importante ter uma visão ampla para poder ver sob todos os ângulos.

O homem fraco é um deficiente. Só um homem de boa saúde física e espiritual poderá ser forte o bastante para ser um bom líder, e um bom administrador. Dizem que o mérito de um homem pode ser maior que o Mundo.

Fonte: www.kyokushinkaikan.com.br


O ESPÍRITO DO "OSU" E JURAMENTO DO DOJO
O espírito do OSU e do DOJO KUN ( Juramento da Academia ) se complementa. Quando o praticante manifesta as suas qualidades, as qualidades do outro manifestarão naturalmente a seguir. Quem vive no espírito do OSU não é incomodado por trivialidades, mantendo a calma num meio de uma infinidade de problemas; está sempre alerta; a sua vida é baseada na procura da "Verdade". O espírito do OSU e o espírito da auto-abnegação são sinônimos, ele respeita naturalmente os outros, é cortês e atencioso. Ele é humilde, procura sabedoria e força, e percebe que tudo o resto não passa de um desperdício de esforços. Não se pode apreciar a profundeza e o significado do Dojo Kun sem compreender o espírito do OSU.

A filosofia do Kyokushinkaikan Karate encontra-se refletido as seguintes máximas:

"Mil dias de treino, um iniciante e dez mil dias de treino, um mestre ". "Karate é a arte marcial mais parecida com a filosofia Zen. O Kyokushinkaikan abandonou a espada. Isso que dizer que transcende a idéia de ganhar ou perder para se tornar numa maneira de viver e pensar para o benefício de outras pessoas de acordo com o caminho do céu. E assim o seu significado alcança os níveis mais profundos do pensamento humano".
JURAMENTO DA ACADEMIA DE KARATE KYOKUSHINKAIKAN - DOJÔ KUN
  1. TREINAREMOS FIRMEMENTE O NOSSO CORAÇÃO E O NOSSO CORPO PARA TERMOS UM ESPÍRITO INABALÁVEL.
  2. ALIMENTAREMOS A VERDADEIRA SIGNIFICAÇÃO DO KYOKUSHIN KARATE, PARA QUE NO DEVIDO TEMPO OS NOSSOS SENTIDOS POSSAM ATUAR MELHOR.
  3. COM VERDADEIRO VIGOR, PROCURAREMOS CULTIVAR O ESPÍRITO DE ABNEGAÇÃO.
  4. OBSERVAREMOS AS REGRAS DE CORTESIA , RESPEITO AOS NOSSOS SUPERIORES E DE ABSTÊRMOS DA VIOLÊNCIA.
  5. SEGUIREMOS O NOSSO "DEUS" E ETERNAS VERDADES, JAMAIS ESQUECEREMOS A VERDADEIRA VIRTUDE DA HUMILDADE.
  6. OLHAREMOS PARA O ALTO, PARA A SABEDORIA E PARA O PODER, NÃO PROCURANDO OUTROS DESEJOS.
  7. TODA A NOSSA VIDA, ATRAVÉS DA DISCIPLINA DO KYOKUSHIN KARATE, PROCURAREMOS PREENCHER A VERDADEIRA SIGNIFICAÇÃO DA FILOSOFIA DA VIDA.
Significados:
  1. TREINAREMOS FIRMEMENTE O NOSSO CORAÇÃO E O NOSSO CORPO PARA TERMOS UM ESPÍRITO INABALÁVEL.

    Dedicarmos o máximo de esforços para o aprimoramento das técnicas e disciplinas do Kyokushinkaikan Karate, nos tornando forte tanto tecnicamente como espiritualmente. O Kyokushinkaikan Karate é uma Arte Marcial que nos objetiva a batalhas e a conquistar os nossos objetivos, não galgando esforços para superá-los. À medida que nos tornamos graduados e com mais conhecimentos da arte, devemos também empenharmos no aprimoramento espiritual, pois todas as nossas técnicas são mortais. Dizia o Mestre Masutatsu Oyama, que foi considerado o homem mais forte do mundo, pelos seus feitios em combates e quebramentos, ultrapassando os recordes: "O homem mais forte do mundo também é o homem mais fraco. Ele quis dizer que assim como ele era considerado o homem mais forte do mundo, ele também era o homem mais fraco, pois teria que ter um alto controle, pois qualquer golpe que ele desse em qualquer pessoa poderia matá-la. Por isso o ensinamento e filosofia Kyokushinkaikan, não somente treina a pessoa para lutar e também em muitos casos a não lutar, pois teria um efeito negativo da mesma. Usar as técnicas Kyokushinkaikan para Justiça, e é nessa hora que o homem necessita de forças e capacidade espiritual.
  2. ALIMENTAREMOS A VERDADEIRA SIGNIFICAÇÃO DO KYOKUSHIN KARATE, PARA QUE NO DEVIDO TEMPO OS NOSSOS SENTIDOS POSSAM ATUAR MELHOR.
    Buscarmos todo o conhecimento em prol de nosso desenvolvimento na arte marcial Kyokushinkaikan, buscando os valores corretos. É através dos ensinamentos corretos e da verdadeira direção de nossos treinamentos é que conseguiremos chegar a um estágio avançado em termos físicos, técnicos e espirituais. Os aspectos visão, audição e percepção são fundamentais para a tranqüilidade de nosso espírito e paz interior, pois estaremos monitorando os passos de nossos inimigos. A filosofia Kyokushinkaikan preza a grande arma, de nossa força interior que é a nossa mente, pois é ela que nos faz dominar e vencer, como diz o ditado: Mente sã em corpo são.
  3. COM VERDADEIRO VIGOR, PROCURAREMOS CULTIVAR O ESPÍRITO DE ABNEGAÇÃO.

    Para aqueles que querem realmente progredir no sistema Kyokushinkaikan, tem que dedicar-se de corpo e alma nos treinamentos, e nesse caminho devemos abdicar de muitas coisas em prol deste. A abdicação é tudo aquilo que pode trazer em prejuízo para o seu auto desenvolvimento, tanto técnico, como físico e psicológico. O ideal é alimentar-se bem, dormir pelo menos 08 horas diárias, não ingerir bebidas alcóolicas ou drogas, ter uma vida sexual comportada, pesquisar e ter cada vez mais informações do Kyokushinkaikan Karate, etc. O que você planta hoje, colherá o fruto amanhã.
  4. OBSERVAREMOS AS REGRAS DE CORTESIA, RESPEITO AOS NOSSOS SUPERIORES E DE ABSTÊRMOS DA VIOLÊNCIA.

    No Kyokushinkaikan Karate a disciplina e o respeito é fundamental tanto no transcorrer das aulas, como na nossa vida diária. Sem esta disciplina rígida não estaremos nos portando como um verdadeiro Karateca, pois isto é o que chamamos de Budô (Busca do caminho espiritual através da prática das artes marciais). Através dos conhecimentos passados por nossos superiores hierárquicos, pois eles possuem mais experiências e vivências do Kyokushinkaikan Karate, é que começaremos a conhecer e dominar a arte. Por isso a graduação segue-se: Kohai (alunos novos), Senpai (Alunos veteranos - faixa marrom e Instrutores Faixas Pretas 1º Dan), Sensei (professor), Shihan ( Mestre ), Kancho ( Grão Mestre ) e Sosai (Mestre dos Mestres).
    A violência é fruto daqueles que não possuem boa formação filosófica e mental, pois os ensinamentos do Kyokushinkaikan Karate nos ensina a desafiar e vencer a si mesmo, tendo como objetivo final conhecer e dominar a si próprio.
  5. SEGUIREMOS O NOSSO "DEUS" E ETERNAS VERDADES, JAMAIS ESQUECEREMOS A VERDADEIRA VIRTUDE DA HUMILDADE.

    Cada pessoa tem um credo religioso, e cada religião nos ensina os verdadeiros caminhos da paz interior e vivência espiritual. Ela também nos ensina a sermos humildes, pois sem a humildade as pessoas tornar-se-ão arrogantes e pretensiosas. No Kyokushinkaikan Karate aquele que não é humilde, perde-se a sua essência e virtudes, pois todos começarão a menosprezá-lo. Muitas vezes a arrogância de certas pessoas só são modificadas através de duras penas, através de castigos ou através de austera disciplina. Em último caso é o castigo generalizado, ou seja, pela força bruta. Nela usamos a força bruta para impor o respeito e ver se conseguimos mudar a mentalidade de certas pessoas, que insistem em tornar arrogantes e pretensiosas.
  6. OLHAREMOS PARA O ALTO, PARA A SABEDORIA E PARA O PODER, NÃO PROCURANDO OUTROS DESEJOS.

    No Kyokushinkaikan Karate não treinamos somente a força bruta e sim a atitude mental. Nesta atitude mental além da meditação, filosofias, devemos também cultivar a sabedoria, pois é daí que emana todo o sistema Kyokushinkaikan. Com o passar do tempo, o nosso corpo vai ficando fraco, nossas atitudes também, mas a nossa sabedoria ao contrário, vai aumentando. Por isso muitas vezes quando somos jovens não entendemos as atitudes de nossos pais ou pessoas mais idosas, e com o passar dos tempos verificamos que aquela pessoa realmente tinha razão. A sabedoria adquire-se com muita leitura, informações, atitudes e experiências, tudo com o passar dos anos vai-se transformando em um modo de vida e é destas experiências e vivências que seus alunos precisarão para tomarem o verdadeiro caminho do Kyokushinkaikan Karate.
  7. TODA A NOSSA VIDA, ATRAVÉS DA DISCIPLINA DO KYOKUSHIN KARATE, PROCURAREMOS PREENCHER A VERDADEIRA SIGNIFICAÇÃO DA FILOSOFIA DA VIDA.

    O Kyokushinkaikan Karate através de sua árdua disciplina técnica, física e espiritual nos dá a confiança que nos protege no dia a dia e faz com que desenvolvamos uma ótima atitude mental, com pensamentos e reflexos rápidos. Tudo isto são preceitos da boa saúde física e mental, por isso através do treinamento do Kyokushinkaikan Karate teremos um modo de vida mais saudável que cultivaremos pelo resto de nossas vidas.
Fonte: www.kyokushinkaikan.com.br

Um comentário: